SERVIÇOS PRESTADOS À SOCIEDADE
 
 
 
 
 

Hoje o CERNIC atende mais de 230 crianças, adolescentes e jovens com deficiência advindas de diferentes pontos da cidade de municípios vizinhos e Rondolândia de Mato Grosso. Em sua estrutura organizacional o CERNIC oferece serviços de educação e saúde.

 

A Clínica
 
 
 
 
 

Além destes atendimentos possui parcerias com clínicas e hospitais públicos e privados para a realização de atendimento especializado em oftalmologia e neurologia, cardiologia, odontologia, pediatria entre outros.

 

Inclusão Social
 
 
 
 
 

No serviço de educação especial o CERNIC oferece desde 2006 o atendimento educacional especializado complementar. Este atendimento decorre de uma nova visão da Educação Especial, sustentada legalmente pela Constituição Federal e Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e é uma das condições para o sucesso da inclusão escolar dos alunos com deficiência. O atendimento educacional especializado complementar acontece em horário contrário ao que a criança frequenta. Tem por objetivo identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a sua plena participação, considerando suas necessidades específicas. Assim garantir-lhes o acesso, sucesso e a permanência nas escolas da rede de ensino comum.

 

O Mercado de Trabalho
 
 
 
 
 

No campo da Inclusão no Mercado de Trabalho o CERNIC oferece aos jovens aprendizes, a partir de 14 anos, educação profissional e trabalho por meio das oficinas pré-profissionalizantes e o programa acadêmico “Aprendendo a Conviver”, atividades complementares de forma integrada, tendo em vista a formação plena desses jovens para o mundo do trabalho competitivo aberto, apoiado e/ou trabalho autônomo. Atualmente as oficinas pré-profissionalizantes ofertadas são, Auxiliar de Cozinha e Refeitório, Montagem e Acabamento em Madeira, Cerâmica, Jardinagem, Lavanderia e Reciclagem. Oferece também o Programa de Atendimento Sócio Ocupacional em Cerâmica, Ateliê de Pintura, Mosaico e Tecelagem, uma alternativa de atendimento aos educandos, a partir de 14 anos, que não apresentam inicialmente desempenho para o programa de educação profissional tendo em vista a necessidade mais especifica de apoio mais intensivo durante a sua vida.

 

Transporte Gratúito
 
 
 
 
 

O Centro de Reabilitação Neurológica Infantil de Cacoal oferece ainda transporte gratuito a 90% de seus estudantes, que devido às suas particularidades, encontram grandes dificuldades para chegar até a instituição de outra forma. O veículo coletivo da entidade percorre diariamente toda a zona urbana do município de Cacoal, chegando aos mais distantes bairros, em pontos próximos a casa da criança atendida.

 

Convênios
 
 
 
 
 

Como entidade filantrópica, sem fins lucrativos, sobrevive de convênios com o poder publico municipal, estadual, federal, doações, promoções, eventos e do serviço de associados contribuintes. Comprometido com uma educação global, o CERNIC possibilita a seus estudantes vivências e experiências interessantes que favorecem a formação de pessoas críticas, capazes de cooperarem e de se respeitarem mutuamente, superando dificuldades e acreditando nas potencialidades.

 

 

Diretoria e Profissionais
 
 
 
 
 

Possui uma Diretoria executiva, Conselho de administração e Conselho fiscal que são compostos por associados contribuintes que trabalham voluntariamente e são advindos de diversos seguimentos da sociedade e pais dos estudantes. No quadro de profissionais conta com 51 funcionários composto por fisioterapeutas, fonoaudióloga, psicóloga, auxiliar de enfermagem, educadores, motoristas, auxiliares de serviços gerais, secretarias e office boy.